segunda-feira, 20 de maio de 2013

RECICLAGEM


Vereador Herculano sugeriu ao executivo a necessidade de construção de um local de armazenagem de lixo reciclável, visto que, não há uma área para acondicionamento destes resíduos por parte dos catadores.

Alguns catadores de material reciclável estão armazenando lixo na frente de suas casas. Este fato acarreta problemas graves de saúde publica. O acumulo deste tipo de material nas ruas atrai ratos, mosquitos, moscas e varios outros animais que são vetores de doenças para a população, além de impedir o transito das pessoas.

Em diversos pontos da cidade existe armazenamento de lixo por parte de alguns catadores. Podemos afirmar que já não é um problema pontual e sim dizer que já engloba vários bairros.

Os catadores de materiais recicláveis armazenam grandes quantidades de reciclados para venderem de uma só vez, com isto, aproveitam fazer a carga inteira de um caminhão beneficiando-se da economia do frete. A venda aos poucos tem menor retorno financeiro para eles, ao passo que comercializando carga fechada o valor recebido é maior. Este procedimento faz com que eles optem por acumular nos seus terrenos e em muitos casos até na frente de suas casas.

A sugestão da construção de uma área para todos os catadores armazenarem e separarem o lixo proporcionará:

a)     a retirada do lixo da frente das citadas casas;
b)     que o trabalho da reciclagem seja realizado de forma digna e profissional;
c)     fortalecimento da associação dos catadores de Castro;
d)     o aumento da renda dos catadores/recicladores e a preservação do meio ambiente.

“Faço a sugestão querendo exercer meu dever de vereador e de cidadão. Acredito na sustentabilidade ambiental como a melhor forma do ser humano conviver com seus pares e de bem com o planeta. Acredito também, que o executivo castrense encontrará uma maneira ideal e definitiva para sanar estes problemas ambientais, que hoje são encontrados em todas as cidades brasileiras”, pondera Herculano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário